top of page

Desde o Ensino Secundário que se sente uma enorme pressão sobre os ombros. Noites sem dormir, horas infindáveis agarrados aos livros, tudo para conseguir o curso Design de Comunicação, na (melhor) Faculdade de Belas Artes. Mas para muitos, essa passagem para o Ensino Superior não é linear. Pelo caminho, muitos sentem-se perdidos, cansados, prestes a desistir, afogando as mágoas em vodkas até às quatro da manhã. Enquanto outros parecem estar muito seguros do que querem e a vida corre-lhes às mil maravilhas (para eles um enorme aplauso e uma vénia!).

 

É perfeitamente natural sentires-te perdido no início do curso, na universidade, nas disciplinas teóricas, a matéria cai-te em cima que nem chuva torrencial e o tempo para a dar é escasso. Lembras-te dos slides com a papinha toda que geralmente eram disponibilizados na escola? Acontece que faleceram. Tiraram-nos as rodinhas da bicicleta, mas agora podemos aprender a andar sem elas e desenvolver muitas capacidades até então deficientes. Aqui, aprende-se a saber pensar!

 

Se a liberdade é uma das coisas que mais seduz quem vai estudar para a faculdade, cautela amigo, que a graça vira desgraça. O truque está em aproveitar essa liberdade para crescer enquanto pessoa e não enquanto morcego, que vive de noite e dorme de dia — há tempo para tudo! Aprender a definir prioridades, a gerir bem o tempo, aceitar que não se sabe tudo, dentro e fora da sala de aula, também é fundamental!

 

A faculdade é um mundo de oportunidades, desde conferências, momentos de expor trabalho, há tanta coisa para ver e descobrir! Fica aqui um conselho: conhece pessoas novas e aproveita tudo o que a faculdade tem para te oferecer, é uma experiência única na vida, faz com que seja inesquecível!

bottom of page