top of page

Quem?! Josef Muller-Brockmann? Jan Tschichold? Helvetica? Eurostile? Não podemos usar Arial? Uma das características intrínsecas à condição humana é o desejo de perceber, de questionar e estas são algumas perguntas frequentes de estudante de Design de Comunicação. Ora pergunta ao colega do lado, com esperança que ele a saiba responder, ora baixa a cabecinha de “burro” porque não quer passar por ignorante perante o professor.

 

Estas perguntas inocentes, acabam por aproximar estas alminhas incultas ao que seria o reino da sabedoria tipográfica; pergunta a pergunta enche o aluno o papo. A verdade é quase todos os dias um estudante de Design de Comunicação encontra em si uma ignorância, ao ponto de não compreender como viveu tantos anos com ela. Seja sobre designers que desconhece, fontes tipográficas ou até regras de paginação.

 

Existe, por isso, uma grande distinção entre a cultura de um estudante antes de entrar no curso e quando o frequenta, sendo que antes de entrar no curso, muitos não sabiam que Arial era muito semelhante à Helvetica, outros não sabiam da existência da Helvetica, e outros, deixando aqui em segredo, usavam Comic Sans.

Seja como for, à que ser optimista e confiar o futuro à juventude! Vamos confiar neles, na sua boa vontade, no seu empenho e dedicação! Afinal de contas são eles que irão defender e propagar o Design Gráfico em Portugal e com sorte não vão usar fontes terríveis em arco-íris ou com sombrinhas.

bottom of page