top of page

Sentir apoio é meio caminho andado para trabalhar com uma aura positiva e com mais motivação. A verdade é que isso acontece muito aqui na faculdade. O ambiente deste ensino acaba por te dar algumas palmadinhas nas costas, de uma forma ou de outra, promovendo a criatividade, o empenho e o trabalho.

 

Há sempre um colega a dar-te a opinião, a criticar de maneira positiva o teu trabalho, ou um professor que te diz que tudo é possível e que não devemos desistir. Isso é bastante útil, no nosso subconsciente, e muitas das vezes não damos o devido valor. É necessária a sensação de que estamos a fazer um bom trabalho, que não estamos a lutar sozinhos por um objetivo, ter uma luzinha ao fundo no túnel que não nos deixa desistir. Sim, porque os elogios são mais fortes do que qualquer pessoa pensa.

 

Normalmente no dia-a-dia não se ouvem elogios mais sim críticas negativas, a tendência marca-se pelo “podia estar melhor” ou pelo “já vi melhores”. E esta tendência está errada – é capaz de desmotivar e deitar abaixo a pessoa que ouve essas críticas. Elogiar também tem de fazer parte do plano, da conversa, para a pessoa não desanimar. Se for alguém com baixa auto estima, é muito provável que se ponha a chorar pelos cantinhos e que queira desistir.

 

Mas a culpa e a responsabilidade não é só dos outros. Cada um também tem de ter algum sentido de auto crítica acerca do seu trabalho e saber ouvir opiniões. Lutar para ter grandes opiniões de grandes cabeças. Ou então olha, vai ter com a tua avó que tens um elogio garantido. Mesmo que ela não faça a menor ideia do que está a ver!

bottom of page